sábado, 5 de dezembro de 2009

O povo também deve ser consciente



Partindo do princípio em que as autoridades não cumprem o seu papel, temos nós de denunciar.

Trata-se também de uma sensibilização directa ao povo dando o alerta e se for preciso puni-lo como infractor, dependendo do caso.

É que neste todos têm a culpa, o proprietário, as autoridades e o povo.

Mas vamos por partes:

As autoridades competentes para já não digo as de sanidade pública, mas sim as que podem alertar, informar e também impor a ordem, os direitos e os deveres.

O proprietário: pois deve ser autuado perante lei devido as condições do edifício por lei, existe um certo período (limite) em manter os edifícios degradados e completamente a mercê do público, que por si já não sabe que fazer com a ineficácia das nossas políticas por vezes o ignorar de causas justa e beneficiárias para as populações como a saúde e a higiene pública ou mesmo evitar as tragédias.

O povo:

É um grande defeito nosso, digo nosso porque também sou ser humano, queremos tudo fácil rápido e eficaz, o que por vezes se torna ineficiente.

Pois é mais fácil deitar ali, do que fazer 20 ou 30 metros para o meter no seu devido lugar, meus concidadãos, falo de lixo obviamente, aquele que todos detestamos, mas produzimos ás quantidades industriais, de tal forma que qualquer buraco serve para o deixar, senão ora vejam bem qual é o fundamento destas imagens que vos vou mostrar , será do guaraná ou porque será, será da água que cai do céu, etc., não sabia era que já vinha engarrafada.

Contudo é como diz o outro tá-se bem, só que isto situa-se a cem metros de um dos maiores monumentos históricos do concelho e do distrito, tendo em vista a culminação de uma rota turística implementada aquele monumento, vejo com grande tristeza o cartão de visita dado 100 metros antes.

Um bom cartão de visita é o de divulgar as competências, as capacidades e as iniciativas, talvez um pouco do que faz mas bem feito e o que se fez no passado (a história), tal como ter as devidas estruturas históricas e envolventes preservadas e bem apresentadas, eis a fórmula de mostrar algo realmente bonito e vistoso com uma verdadeira aparência turística.

2 comentários:

  1. O grande problema ainda reside na atitude de nós todos em relação a estes problemas. Enquanto não existir uma consciência colectiva para exigir mudança, não vamos lá.
    Felizmente acredito que as gerações mais jovens consigam dar a volta, mesmo que para isso seja necessário uma grande luta com o poder instituido...

    Paulo Cardoso

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar